MANEJO DE Schizachyrium microstachyum EM FUNÇÃO DE HERBICIDAS PRÉ-EMERGENTES E COBERTURA VEGETAL DO SOLO
Resumo
Contexto: Schizachyrium microstachyum, também denominada capim-rabo-de-burro, é uma planta daninha perene, de elevada rusticidade e alta prolificidade. As falhas no controle e aumento expressivo da sua migração de campos nativos para áreas cultivadas, indicam a necessidade de integração de novas estratégias de manejo.
Objetivo: Avaliar a eficácia de controle e emergência de S. microstachyum em resposta a aplicação de herbicidas pré-emergentes, considerando a interação com e sem cobertura de palha.
Métodos: O experimento foi conduzido em casa de vegetação, sendo repetido em duas épocas. Os tratamentos foram dispostos em delineamento inteiramente casualizado, arranjado em esquema fatorial 2 x 13, onde o fator A constou de ausência ou presença de palha de aveia preta distribuída sobre a superfície do solo e, o fator B doze herbicidas pré-emergentes, além da testemunha sem aplicação. Foram realizadas avaliações de controle, emergência total de plântulas e massa da matéria seca da parte aérea de S. microstachyum.
Resultados: Observou-se controle eficiente pelos herbicidas s-metolacloro, piroxasulfona, piroxasulfona+flumioxazina, atrazina e clomazone, na condição com ou sem cobertura, assim como, pendimentalina e trifluralina, que foram mais eficientes nas últimas épocas avaliadas. Sulfentrazone e imazetapir+flumioxazina, sem a cobertura, reduzem as porcentagens de emergência. Diclosulam resultou em reduzida eficiência de controle e maior emergência de S. microstachyum.
Conclusões: Os herbicidas s-metolachlor, piroxasulfona, piroxasulfona+flumioxazina, atrazina e clomazone foram eficientes no controle de S. microstachyum nas duas conduções do experimento, independentemente da presença de palha de aveia. Na ausência de cobertura vegetal, em relação a presença, houve menor emergência de S. microstachyum quando aplicados os herbicidas diclosulam, sulfentrazone, sulfentrazone+diuron, imazetapir, imazetapir+flumioxazina e trifluralina.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.7824/rbh.v23i2.863
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN (IMPRESSO de 2000 a 2005) 1517-9443
Complexo Empresarial Oscar Fuganti
Rua Santa Catarina, 50 - 13º andar - sala 1302
Londrina - Paraná
CEP: 86010-470
Email: contato@rbherbicidas.com.br
TEL: (43) 3344-3364
Segunda à Sexta — 12:00 às 18:0