INTERFERÊNCIA E NÃVEL DE DANO ECÔNÔMICO DE AZEVÉM NA CULTURA DO CENTEIO

Leandro Galon, Juliane Cervi Portes, Leticia Bampi, Leonardo Brunetto, Camila Viadeski de Oliveira, Vinicius Soligo, Sabrina Camila Pigatto, Gismael Francisco Perin

Resumo


RESUMO

Introdução: Na ecologia de plantas, ocorre competição quando uma ou mais espécies utilizam dos recursos limitados e essenciais para o seu crescimento e desenvolvimento. Para o centeio (Secale cereale) uma das plantas daninhas que mais causa perda de produtividade e da qualidade do produto colhido é o azevém (Lolium multiflorum).

Objetivo: testar modelos matemáticos e identificar variáveis explicativas para determinar a habilidade competitiva e o nível de dano econômico (NDE) de azevém na cultura do centeio.

Métodos: O experimento foi instalado a campo, em delineamento completamente casualizado, sendo os tratamentos compostos por genótipos de centeio (BRS Serrano, IPR 89, BRS Progresso e Crioulo) e 12 densidades de azevém em competição com a cultura, saindo de 0 até o máximo de 68 plantas m-2. Avaliou-se aos 30 dias após a emergência das plantas as variáveis, densidades de plantas, área foliar, cobertura de solo e massa seca da parte aérea do azevém.

Resultados: O modelo da hipérbole retangular foi eficiente para estimar as perdas da produtividade de grãos pela infestação de azevém na cultura do centeio. Os genótipos de centeio BRS Serrano e IPR 89 foram os mais e o BRS Progresso e o Crioulo os menos competitivos na presença do azevém. Os genótipos BRS Serrano e IPR 89 apresentaram maior desempenho competitivo e NDE, com valores de 2,28 a 8,23 plantas m-2, respectivamente.

Conclusões: A produtividade de grãos, o preço da saca, a eficiência do herbicida e o custo de controle, causam variação dos valores no NDE.


Palavras-chave


Secale cereale; Lolium multiflorum; Interação competitiva

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7824/rbh.v23i2.847

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


UFERSAUFVJMUFFSEmbrapa
SBCPDHRAC-BRNAPD-UEMUniRV



Revista Brasileira de Herbicidas
ISSN (Online) 2236-1065
ISSN (IMPRESSO de 2000 a 2005) 1517-9443

Complexo Empresarial Oscar Fuganti
Rua Santa Catarina, 50 - 13º andar - sala 1302
Londrina - Paraná
CEP: 86010-470
Email: contato@rbherbicidas.com.br
TEL: (43) 3344-3364
Segunda à Sexta — 12:00 às 18:0