Efeito da aplicação de herbicida hormonal em diferentes estádios de desenvolvimento de trigo (Triticum aestivum l. cvs. Embrapa 16 e BR 23)
Resumo
A fitotoxidade dos herbicidas hormonais a base de reguladores de crescimento em trigo está associada ao estádio de desenvolvimento do meristema apical da planta. Aplicações entre os estádios de duplo anel e espigueta terminal são improváveis de causarem deformações nas espigas e danos na produção de grãos. Assim, torna-se necessária a correta determinação desses estádios para um uso seguro desses herbicidas. Mesmo assim, pequenas alterações podem ocorrer em função do ambiente, do padrão de translocação do herbicida na planta e do desenvolvimento diferencial dos afilhos na planta. Com o objetivo de conhecer o comportamento de duas cultivares de trigo ( Embrapa 16 e Trigo BR 23), frente a aplicação de herbicida hormonal, foram realizado dois experimento à campo. Aplicações de herbicidas hormonais entre os estádios de duplo anel e espigueta terminal não causaram deformações nas plantas nem danos na produção de grãos. Contudo, aplicações anteriores a esse perÃodo em ambas as cultivares, causaram deformações nas espigas e na folha bandeira, sem no entanto afetarem o rendimento de grãos. Por outro lado aplicações após esse perÃodo, causaram
reduções significativas no rendimento em ambas as cultivares, reduzindo em até 60 % o rendimento de grãos. O número de grãos por espiga foi o componente determinante da redução do rendimento em ambas as cultivares.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.7824/rbh.v5i1.41
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN (IMPRESSO de 2000 a 2005) 1517-9443
Complexo Empresarial Oscar Fuganti
Rua Santa Catarina, 50 - 13º andar - sala 1302
Londrina - Paraná
CEP: 86010-470
Email: contato@rbherbicidas.com.br
TEL: (43) 3344-3364
Segunda à Sexta — 12:00 às 18:0